terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A Iconologia como fonte historica


Na revista Saeculum - Revista de Historia - (30) Jan/Jun/ 2014), o professor Geraldo Pieroni faz extensa, estimulante e generosa análise de meus trabalhos de pesquisa sobre o uso da fontes imagéticas pelo historiador:


"A beleza deste livro reside na sensibilidade em compreender a Inquisição pelas obliquidades dos ritos e etiquetas; das formas de organização; dos modos das ações e, finalmente, dos sistemas de representações, de modo especial a emblemática que é apresentada através uma atenciosa leitura iconográfica: fogueiras, torturas, repressão ao judaísmo, ao protestantismo, à feitiçaria, vigilância ao pensamento por meio do controle dos livros etc."

Minha pesquisa, desenvolvida em minha tese de doutorado, foi publicada sob o título Simbologias de um Poder -  Arte e Inquisicao na Península Ibérica (Ed. Anna Blume, 2010). Em seu artigo, Professor Pieroni captou e compreendeu o alcance do que defendo, mostrando o valor e a metodologia usados nesses trabalhos.


Agradeço a profundidade da analise e remeto o leitor  ao texto instigante: link para o texto A Imagética Inquisitorial: religião, representações e poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário