Curso: Arte e poder inquisitorial



CURSO DE EXTENSÃO CULTURAL:  visão imagética da saga dos perseguidos pela Inquisição
Profa. Dra. Benair Alcaraz Fernandes Ribeiro

As obras de arte podem ser analisadas pelos campos de diferentes disciplinas. Usando-se metodologias apropriadas enriquecemos o conhecimento tanto da Arte, como de outras ciências humanas. As imagens ,obras de arte, são fontes fundamentais para a História.


O impacto gerado pela apreciação de uma obra de arte num museu, num templo, numa Igreja ou outro espaço, seja público seja privado, é uma experiência transformadora.


Quem, hoje em dia, percorre as belas galerias dos grandes museus do mundo se defronta com obras de arte que representam momentos históricos cruciais, como os tempos da Inquisição na Península Ibérica. Nem sempre o espectador se apercebe do real significado ou do papel que desempenharam quando de sua criação.


Estudar as obras de arte vinculadas à atuação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição pode elucidar e ampliar questões importantes sobre o conhecimento das perseguições impostas aos que se contrapunham de algum modo, à ortodoxia da Igreja   entre os séculos XV ao XIX.

Para mais informações: benair@benairalcaraz.com