quinta-feira, 10 de março de 2011

"MODA E GUERRA"



"Elegância em Tempo de Guerra"

Quem pensa em moda e elegância  lembra de Paris. O que teria ocorrido com esses ícones da cultura do Ocidente, durante a Segunda Guerra Mundial?

Nesta fascinante abordagem de história cultural, Dominique Veillon faz o que Lucien Febvre aconselhava aos historiadores: perder o medo de escrever história com qualidade literária.
À primeira vista, o campo de trabalho da pesquisadora poderia parecer sem importância ou fútil, diante da tragédia que foi a Segunda Guerra e a ocupação nazista da França. Usando, porém, o rico material fornecido pelo comportamento humano em momentos de crise, ela demonstra a enorme capacidade de criatividade e preservação dos marcos de uma cultura.

Fundamentada em profunda pesquisa documental sobre a legislação do período nazista, a autora mostra as dificuldades da manutenção daquela que era a principal indústria do país, diante da falta de matéria -prima destinada a alimentar a economia alemã. Criativos, os franceses trocam tecidos, mudam os materiais usados na confecção de calçados, inventam novos modelos e fórmulas de uso de um mesmo produto. Ou seja, os franceses sofrem, mas não perdem a elegância. O livro é ilustrado com sugestivas fotos de época que chegam a surpreender pela similitude dos modelos da época com alguns produtos hoje expostos em nossas vitrines, demonstrando que a França ainda reina no mundo da moda.

Publicado em  História Viva -Ano 1 - nº 11 - Setembro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário